Reportagem

Depressão Cláudia. A evolução do mau tempo em Portugal

Portugal continua a ser atingido pelos efeitos da depressão Cláudia, que acarreta chuva, vento e agitação marítima. Acompanhamos aqui, ao minuto, o evoluir da situação.

Joana Raposo Santos, Paulo Alexandre Amaral, Inês Moreira Santos, Carlos Santos Neves - RTP /

Emissão da RTP3


Foto: Rui Minderico - Lusa

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
Lusa /

Portugal continental com mais de 2.800 ocorrências até às 22h00

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu à Lusa, num balanço pelas 22h15, que das 2.806 ocorrências, 1.507 foram por inundações, 529 por quedas de árvore e 311 por limpezas de via.

A Península de Setúbal foi a sub-região mais afetada, com 597 destas ocorrências, seguida da Grande Lisboa (349) e Algarve (285).

De acordo com a mesma fonte, nas últimas horas diminuíram o número de ocorrências, registando-se 59 nas últimas três horas.

Num ponto da situação divulgado pelas 17h30, a ANEPC tinha registado, entre as 14h00 de quarta-feira e as 17h00 de hoje, 2.772 ocorrências associadas à passagem da depressão Cláudia, que já provocaram duas mortes e 32 pessoas deslocadas.

PUB
Momento-Chave
RTP /

Mau tempo continua a provocar estragos por todo o país

PUB
RTP /

Vento levou telhados de várias casas em Nisa

PUB
RTP /

Piscina Municipal da Moita encerrada devido a danos

A piscina municipal da Moita foi encerrada devido aos danos provocados pelo mau tempo na quinta-feira, tendo a cave técnica ficado inundada e parte da maquinaria parcialmente submersa, informou hoje a Câmara Municipal.

Segundo uma nota da Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, "a cave técnica inundou e parte da maquinaria e equipamento eletromecânico ficou parcialmente submersa", mas ainda não foi ainda possível apurar a verdadeira extensão dos danos provocados pela depressão Cláudia.

"Ainda não foi possível apurar a extensão dos danos. Foi acionado o seguro e aguardamos a peritagem para podermos iniciar o processo de limpeza e diagnóstico de cada equipamento para percebermos a real dimensão dos danos", lê-se na nota.

A piscina municipal da Moita, um investimento de cerca de três milhões de euros, foi inaugurada em 15 de julho do ano passado e dispõe de um tanque de 25 metros, que permite a prática de diversos desportos náuticos, e de um tanque mais pequeno para diversas valências para bebés e crianças.

A Câmara da Moita não avança para já uma data previsível para a reabertura do equipamento.

Agência Lusa
PUB
Momento-Chave
RTP /

Ponto de situação da Proteção Civil

O mais recente balanço da Proteção Civil dá conta de 2772 ocorrências desde as 14h00 de quarta-feira até às 17h00 desta sexta-feira.

Mais concretamente, a tempestade Cláudia causou 595 ocorrências na península de Setúbal, 346 na Grande Lisboa e 293 no Algarve.

Segundo as autoridades, as ocorrências mais relevantes foram 1476 inundações, 538 quedas de árvores e 18 salvamentos (nove aquáticos e nove terrestres).

"Há a registar duas vítimas mortais em Fernão Ferro (Seixal) e 32 pessoas deslocadas no concelhos de Abrantes, Salvaterra de Magos, Seixal e Pombal", refere a Proteção Civil.

Em comunicado, adianta ainda que "na resposta a estas ocorrências estiveram empenhados 8706 operacionais, apoiados por 3352 veículos".
PUB
RTP /

Operacionais continuam trabalhos de limpeza em Oeiras

Em Oeiras, os operacionais da autarquia continuam a fazer a recolha dos resíduos, nomeadamente árvores que se partiram devido ao vento. Alguns veículos ficaram danificados após a queda de árvores durante a tempestade.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Vento sentido em Faro obrigou pessoas a abrigarem-se

PUB
Momento-Chave
RTP /

Mau tempo em Faro

PUB
Momento-Chave
RTP /

Mau tempo em Albergaria. Apelo para retirada de animais da margem ribeirinha

PUB
Momento-Chave
RTP /

Agravamento do tempo na Madeira até sábado

O IPMA prevê um agravamento do estado de tempo no Arquipélago da Madeira até à tarde de sábado, em especial na costa sul e zonas montanhosas, devido aos impactos da depressão Cláudia, centrada a sudoeste das ilhas britânicas e quase estacionária.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Ventos extremos deixam vários danos em Nisa

PUB
Momento-Chave
Faro
RTP /

Fenómeno extremo de vento derruba árvores e estruturas

Ao final da manhã, a cidade de Faro foi atingida por um fenómeno de vento extremo que fez tombar árvores e estruturas móveis, sem notícia de vítimas.

Ouvida pela agência Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirmou que a capital de distrito foi afetada por um fenómeno de vento que causa "rajadas muito intensas e localizadas" e podem ter "impacto destrutivo".

Ângela Lourenço, do IPMA, explicou tratar-se de uma linha que atravessou toda a região Sul e que tinha "alguma convecção organizada". Pelas 12h30, esta linha estava a já a entrar em território de Espanha.

Segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, o vento intenso teve início pelas 11h30, provocando várias ocorrências: "A situação verificou-se principalmente na cidade de Faro. Fora isso, só temos registo da queda de uma outra árvore em toda a região".

O Algarve e o Alentejo estão debaixo de aviso laranja devido à persistência da depressão Cláudia. A passagem deste fenómeno pela Península Ibérica vai originar chuva e vento até domingo.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Deslizamento de terras corta estrada e cabos de fornecimento de energia a hospital de Azeitão

Um deslizamento de terras destruiu cerca de 20 metros da Rua da Mata, em Azeitão, e cortou os cabos de abastecimento de energia do hospital local, informou o serviço municipal de Proteção Civil de Setúbal. A falha de energia no hospital e nos furos de captação de água foi rapidamente resolvida pela E-Redes.
PUB
Momento-Chave
Tripulantes foram assistidos
RTP /

Embarcação que encalhou em Algés permanece no local

Um casal belga foi resgatado de um veleiro junto à praia da Cruz Quebrada, à entrada da barra de Lisboa, o alerta foi dado às 05h40, como explicou à RTP o capitão do Porto de Lisboa. Os tripulantes apresentavam sinais de hipotermia e foram assistidos no local pelos bombeiros de Algés.
PUB
RTP /

Estrada 378 em Fernão Ferro já abriu ao trânsito

A estrada nacional 378, que esteve inundada e cortada na quinta-feira, já reabriu e já há circulação nos dois sentidos. Com o desagravamento do tempo, foi possível fazer a limpeza dos terrenos.
PUB
Momento-Chave
RTP /

IPMA avisa: precipitação intensa mantém-se até sábado em todo o país

As previsões do IPMA apontam para que, nas próximas horas, a precipitação continue com alguma intensidade, o que mantém todo o país sob aviso amarelo. Na região sul, já caiu o aviso laranja.

"As condições para uma maior severidade estão a terminar gradualmente. Neste momento, do ponto de vista da precipitação espera-se que sejam condições para nível amarelo para todo o território", segundo Ângela Lourenço.

Contudo, continua o alerta para agitação marítima forte na costa Ocidental e no Algarve. No sábado, espera-se vento forte na região sul do território continental.

A depressão Cláudia ainda está a noroeste da Península Ibérica e só deve deixar de afetar o país a partir de dia 17, ou seja domingo.

Até lá, prevê-se "precipitação mais intensa hoje e amanhã". No sábado a afetar "a região sul com aviso laranja" e ainda no litoral norte e centro "com aviso de precipitação até meio da tarde".

"Gradualmente, as condições vão melhorando, com a menor frequência da ocorrência de precipitação e, claro, menor severidade".
PUB
RTP /

Veleiro encalhado em Algés. Duas pessoas resgatadas

Um veleiro ficou encalhado na zona de Algés, em Lisboa, onde o aviso para a agitação marítima é amarelo. A embarcação foi empurrada com a ondulação e a polícia marítima teve de intervir e resgatar duas pessoas que estavam a bordo.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Oitenta e sete ocorrências nas Beiras e Serra da Estrela

A Proteção Civil registou 87 ocorrências na região das Beiras e Serra da Estrela, que não causaram vítimas ou danos significativos.

"Registaram-se, sobretudo, quedas de estruturas, chaminés, árvores, inundações, deslizamento de terras para estradas e, pontualmente, o socorro a pessoas cujos veículos ficaram imobilizados em zonas inundadas, perto de linhas de água", disse António Fonseca, comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.

O responsável adiantou, citado pela Lusa, que a situação com mais visibilidade ocorreu na Soalheira, no concelho do Fundão, onde "vento muito intenso, durante um curto período de tempo, fez com que algumas estruturas, como chaminés e telhados, tivessem voado".

"Não houve vítimas nem desalojados a registar, apenas alguns danos em veículos", acrescentou.

Há a registar "três casos de condutores, no Fundão, Belmonte e Penamacor, e aí houve necessidade de auxiliar a saída das linhas de água, que transbordaram e inundaram os terrenos adjacentes. Mesmo assim, há pessoas que têm persistido em tentar passar. Nestas circunstâncias não se pode de forma nenhuma tentar ver se se consegue passar".
PUB
Momento-Chave
RTP /

Ponto de situação: cerca de 2.400 ocorrências até às 11h00

A Proteção Civil indica que, entre as 14h00 do dia 12 de novembro e as 11h00 desta sexta-feira, registaram-se 2434 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, denominada depressão Cláudia, que está a afetar o território de Portugal continental.

Em comunicado, as autoridades especificam que as sub-regiões mais afetadas foram a Península de Setúbal (577 ocorrências), Grande Lisboa (265 ocorrências) e Algarve (251 ocorrências).

PUB
Momento-Chave
RTP /

Pequeno tornado deixou estragos em Nisa

Uma espécie de pequeno tornado afetou, na quinta-feira, no concelho de Nisa e deixou vários estragos. Algumas habitações e infraestruturas ficaram sem telhado e há registo de queda de algumas oliveiras em terrenos agrícolas.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Estrada abateu em Azeitão

No concelho de Azeitão o mau tempo deixou muitos prejuízos. Uma estrada secundária acabou por abater com a força da tempestade e ficou cortada.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Mau tempo deixa rasto de estragos em todo o território

O mau tempo teima em não largar o território do continente e continua a fazer estragos. Nas últimas horas, foram registados vários deslizamentos de terras e há registo de um aluimento de uma estrada no concelho de Azeitão. 

Há também notícia de vários locais alagados no distrito de Setúbal, como por exemplo o mercado de Sines. Também a Autoridade Marítima Nacional resgatou dois cidadãos belgas de um veleiro que naufragou junto à zona da Cruz Quebrada, no concelho de Oeiras.
O pedido de ajuda chegou perto das 5h30 da manhã, como relatou à Antena 1, o capitão Paulo Vicente da capitania do porto de Lisboa.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Algarve continua em alerta devido a chuva intensa

Em Olhão há rasto de estragos devido ao vento que continua muito intenso. O Algarve continua em alerta, sob aviso laranja.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Homem localizado pelas autoridades no Fundão

O homem que tinha ficado preso no interior de um carro, no concelho do Fundão, já foi localizado pela Proteção Civil.

O homem que estava desaparecido desde a noite de quinta-feira no interior de uma viatura foi encontrado perto da quinta do Nascer, no Fundão.

"O homem foi encontrado com vida, a pé, às 10:15, na Quinta do Nascer", explicou fonte do Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, citado pela Lusa.

A mesma fonte adiantou ainda que "o homem está a ser avaliado em relação ao estado de saúde" e que provavelmente será encaminhado para uma unidade hospitalar.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Setúbal com aviso laranja. Situação mais calma

Na região de Setúbal está tudo muito mais calmo esta sexta-feira, apesar de o alerta de manter laranja.
PUB
RTP /

Capitania do Funchal estende avisos meteorológicos até sábado

A capitania do porto do Funchal atualizou os avisos de vento e agitação marítima fortes emitidos para o arquipélago da Madeira, estendendo-os até às 06h00 de sábado.

Com base nas previsões do IPMA, a autoridade marítima regional informa que a ondulação será na ordem dos cinco metros na costa norte, sendo até os 3,5 metros na parte sul.

Espera-se que o vento sopre "fresco a muito fresco, por vezes forte (51 a 61 quilómetros por hora) até meio da tarde e a partir do meio da noite", enquanto a visibilidade será "boa a moderada".

Devido a estas condições meteorológicas, a capitania do Funchal recomenda a toda a comunidade nas zonas costeiras o reforço da amarração e vigilância das embarcações fundeadas e atracadas, evitar passeios em zonas expostas à rebentação e a prática de pesca lúdica.
PUB
RTP /

Situação na região da Moita acalmou

Continua a chover mas a situação acalmou na região da Moita e já decorrem operações de limpeza das ruas, depois das inundações de quinta-feira. O centro de saúde, que encerrou ontem, já está a funcionar e a maioria das escolas foram reabertas.
PUB
Momento-Chave
Fundão
RTP /

Homem ficou preso dentro do carro em ribeira

A Proteção Civil lançou uma operação de resgate de um homem de 72 anos que afirma ter ficado dentro do carro no meio de uma ribeira, na região do Fundão. O cidadão está contactável, mas não consegue dizer a localização onde está.

O carro com um homem no seu interior está desaparecido desde a noite de quinta-feira, na zona de Três Povos, Fundão, disse à agência Lusa a Proteção Civil. Segundo fonte do Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, o alerta foi dado às 23h07 de quinta-feira, na zona de Três Povos, concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

"A viatura continua desaparecida, mas conseguem falar com a pessoa no seu interior, um homem", disse a fonte à Lusa.

Pelas 09h50, as autoridades continuavam as buscas para encontrar o carro e o seu ocupante.

PUB
Momento-Chave
Proteção Civil
RTP /

2.212 ocorrências até às 7h00

De acordo com o comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, citado pela agência Lusa, entre as 0h00 de quinta-feira e as 7h00 desta sexta-feira, houve registo de 2.212 ocorrências, sobretudo quedas de árvores, inundações e limpeza de vias. As inundações perfazem 59 por cento do total.Foram mobilizados 7.018 operacionais e 2.622 meios terrestres, com particular incidência nas áreas metropolitanas de Lisboa e Setúbal, no Algarve e no distrito de Leiria - também em Coimbra e Santarém, mas com menor expressão.

Pouco antes das 9h00, os distritos Setúbal e Faro continuavam debaixo de aviso laranja de chuva, o segundo mais grave da escala, na sequência de uma noite, ainda assim, mais calma do que a anterior.

Beja ficará igualmente sob aviso laranja no sábado, devido à chuva, entre as 9h00 e as 15h00. Espera-se ainda "ondas de oeste/sudoeste com quatro a 4,5 metros até às 21h00" na Costa Vicentina. Há uma previsão semelhante para as costas do Algarve, da península de Setúbal e da grande Lisboa.

Para a totalidade do território continental mantém-se o nível de aviso amarelo devido a "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada".
PUB
Montijo
RTP /

Escola Secundária Poeta Joaquim Serra reaberta mas sem aulas

O estabelecimento de ensino está esta sexta-feira sem alunos devido a reuniões intercalares, como constatou a equipa de reportagem no local.

Ainda no distrito de Setúbal, em concreto na Amora e no Seixal, 22 pessoas tiveram de ser deslocadas por causa do mau tempo, segundo apurou a RTP junto da Proteção Civil.
PUB
Momento-Chave
Linha da Beira Baixa
RTP /

Circulação de comboios reposta

A circulação ferroviária na Linha da Beira Baixa, que esteve cortada entre a Covilhã e o Tortosendo, na sequência de um descarrilamento ocorrido na quinta-feira, foi retomada às 6h40, confirma a CP.

Na quinta-feira, igualmente na Linha da Beira Baixa, esteve suspensa a circulação no troço entre Abrantes e Alferrarede, distrito de Santarém, a partir das 12h00, "devido à queda de um posto de iluminação para a via". O serviço acabou por ser reposto durante a tarde.A Linha da Beira Baixa faz a ligação ferroviária entre as estações do Entroncamento e da Guarda.


Na Linha do Alentejo, que liga o Barreiro a Beja, a circulação esteve condicionada entre Poceirão e Pinhal Novo, após o abatimento de parte da via.

A Linha do Norte, que faz a ligação entre Lisboa e Porto, esteve sob constrangimentos entre o Entroncamento e Santarém, sem que a circulação em ambos os sentidos tenha ficado comprometida. Já a Linha do Oeste esteve cortada entre Louriçal e Amieira devido a um deslizamento de terras.

c/ Lusa
PUB
Escolas da Moita
RTP /

"Ainda não há certezas de como vai ser esta sexta-feira"

Seis escolas estiveram fechadas na quinta-feira e, esta manhã, face às previsões da meteorologia, perdurava a incerteza, como testemunhou a equipa de reportagem da RTP no local.

Pouco depois das 8h00, ainda havia estradas fechadas no concelho da Moita.
PUB
Momento-Chave
Meteorologia
RTP /

Depressão Cláudia ainda deve trazer muita chuva esta sexta-feira

Durante a manhã, os distritos de Setúbal e Faro estão sob aviso laranja, como explicou à Antena 1 a meteorologista Patrícia Marques.
No sábado, o estado do tempo volta a agravar-se.
A partir de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ainda uma descida da temperatura em todo o território continental.
PUB
Momento-Chave
Ponto de situação
RTP /

Depressão Cláudia ainda paira sobre Portugal continental

Ao início da manhã desta sexta-feira, os distritos de Faro e Setúbal estavam sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa da chuva. Em Faro, este aviso deve manter-se até às 12h00 e, em Setúbal, até às 9h00.

Já no sábado o aviso laranja vai vigorar em Faro, Setúbal e Beja, entre as 9h00 e as 15h00, devido a "precipitação persistente e por vezes forte e acompanhada de trovoada".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda 15 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, o menos grave. A Madeira encontra-se igualmente sob aviso amarelo, neste caso devido à chuva e à agitação marítima.O temporal provocou na quinta-feira morte de um casal de idosos em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, um dos mais afetados pelo mau tempo.


Na última noite, a Autoridades Nacional de Emergência e Proteção Civil havia registado mais de duas mil ocorrências relacionadas com os efeitos do mau tempo - 2.106 até às 21h00.

A maioria das situações decorre de inundações e quedas de árvores. As regiões mais afetadas foram Lisboa e Vale do Tejo e o Centro.

A Proteção Civil alertava ontem para o caráter imprevisível da depressão Cláudia.
O temporal deixou também três pessoasl desalojadas: duas em Abrantes e uma em Pombal.

No caso de Pombal, a vítima tem 72 anos e mora na Aldeia dos Redondos. O telhado colapsoue a própria casa está em risco de derrocada. O homem foi realojado em casa de um familiar.

De resto, o impacto da depressão Cláudia deixou centros de saúde sem luz, derrubou muros de campos de futebol, deitou abaixo árvores e estruturas nos distritos de Lisboa e Setubal.

O mau tempo provocou ainda problemas nas linhas de comboios.

Na Beira Baixa, entre a Covilhã e Tordosendo, um comboio sem passageiros descarrilou. Na mesma linha, no distrito de Santarém, a circulação ficou suspensa durante quatro horas, entre Abrantes e Alferrarede, devido à queda de um poste de iluminação.

A Linha do Oeste esteve cortada entre o Louriçal e a Amieira por causa de um deslizamento de terras e as linhas do Norte e do Alentejo estiveram condicionadas.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Depressão Cláudia. Efeitos deverão sentir-se até domingo

PUB
Momento-Chave
RTP /

Morte de idosos em inundação. GNR entrou em casa "com água pelo peito"

PUB
Momento-Chave
RTP /

Presidente manifesta solidariedade para com familia do casal de idosos

PUB
Momento-Chave
RTP /

Primeiro-ministro manifesta profunda tristeza com notícia do falecimento de casal

PUB
Momento-Chave
RTP /

Depressão Cláudia. Vias intransitáveis e carros submersos em várias regiões

PUB
Momento-Chave
RTP /

Nisa. Vento causou danos em associação cultural e habitações

PUB