Portugal continental com mais de 2.800 ocorrências até às 22h00
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) referiu à Lusa, num balanço pelas 22h15, que das 2.806 ocorrências, 1.507 foram por inundações, 529 por quedas de árvore e 311 por limpezas de via.
A Península de Setúbal foi a sub-região mais afetada, com 597 destas ocorrências, seguida da Grande Lisboa (349) e Algarve (285).
De acordo com a mesma fonte, nas últimas horas diminuíram o número de ocorrências, registando-se 59 nas últimas três horas.
Num ponto da situação divulgado pelas 17h30, a ANEPC tinha registado, entre as 14h00 de quarta-feira e as 17h00 de hoje, 2.772 ocorrências associadas à passagem da depressão Cláudia, que já provocaram duas mortes e 32 pessoas deslocadas.
Mau tempo continua a provocar estragos por todo o país
Vento levou telhados de várias casas em Nisa
Piscina Municipal da Moita encerrada devido a danos
Segundo uma nota da Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, "a cave técnica inundou e parte da maquinaria e equipamento eletromecânico ficou parcialmente submersa", mas ainda não foi ainda possível apurar a verdadeira extensão dos danos provocados pela depressão Cláudia.
"Ainda não foi possível apurar a extensão dos danos. Foi acionado o seguro e aguardamos a peritagem para podermos iniciar o processo de limpeza e diagnóstico de cada equipamento para percebermos a real dimensão dos danos", lê-se na nota.
A piscina municipal da Moita, um investimento de cerca de três milhões de euros, foi inaugurada em 15 de julho do ano passado e dispõe de um tanque de 25 metros, que permite a prática de diversos desportos náuticos, e de um tanque mais pequeno para diversas valências para bebés e crianças.
A Câmara da Moita não avança para já uma data previsível para a reabertura do equipamento.
Agência Lusa
Ponto de situação da Proteção Civil
Mais concretamente, a tempestade Cláudia causou 595 ocorrências na península de Setúbal, 346 na Grande Lisboa e 293 no Algarve.
Em comunicado, adianta ainda que "na resposta a estas ocorrências estiveram empenhados 8706 operacionais, apoiados por 3352 veículos".
Operacionais continuam trabalhos de limpeza em Oeiras
Vento sentido em Faro obrigou pessoas a abrigarem-se
Mau tempo em Faro
Mau tempo em Albergaria. Apelo para retirada de animais da margem ribeirinha
Agravamento do tempo na Madeira até sábado
Ventos extremos deixam vários danos em Nisa
Fenómeno extremo de vento derruba árvores e estruturas
Ouvida pela agência Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirmou que a capital de distrito foi afetada por um fenómeno de vento que causa "rajadas muito intensas e localizadas" e podem ter "impacto destrutivo".
Ângela Lourenço, do IPMA, explicou tratar-se de uma linha que atravessou toda a região Sul e que tinha "alguma convecção organizada". Pelas 12h30, esta linha estava a já a entrar em território de Espanha.
Segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, o vento intenso teve início pelas 11h30, provocando várias ocorrências: "A situação verificou-se principalmente na cidade de Faro. Fora isso, só temos registo da queda de uma outra árvore em toda a região".
O Algarve e o Alentejo estão debaixo de aviso laranja devido à persistência da depressão Cláudia. A passagem deste fenómeno pela Península Ibérica vai originar chuva e vento até domingo.
Deslizamento de terras corta estrada e cabos de fornecimento de energia a hospital de Azeitão
Embarcação que encalhou em Algés permanece no local
Estrada 378 em Fernão Ferro já abriu ao trânsito
IPMA avisa: precipitação intensa mantém-se até sábado em todo o país
Contudo, continua o alerta para agitação marítima forte na costa Ocidental e no Algarve. No sábado, espera-se vento forte na região sul do território continental.
A depressão Cláudia ainda está a noroeste da Península Ibérica e só deve deixar de afetar o país a partir de dia 17, ou seja domingo.
Até lá, prevê-se "precipitação mais intensa hoje e amanhã". No sábado a afetar "a região sul com aviso laranja" e ainda no litoral norte e centro "com aviso de precipitação até meio da tarde".
"Gradualmente, as condições vão melhorando, com a menor frequência da ocorrência de precipitação e, claro, menor severidade".
Veleiro encalhado em Algés. Duas pessoas resgatadas
Oitenta e sete ocorrências nas Beiras e Serra da Estrela
O responsável adiantou, citado pela Lusa, que a situação com mais visibilidade ocorreu na Soalheira, no concelho do Fundão, onde "vento muito intenso, durante um curto período de tempo, fez com que algumas estruturas, como chaminés e telhados, tivessem voado".
"Não houve vítimas nem desalojados a registar, apenas alguns danos em veículos", acrescentou.
Ponto de situação: cerca de 2.400 ocorrências até às 11h00
Pequeno tornado deixou estragos em Nisa
Estrada abateu em Azeitão
Mau tempo deixa rasto de estragos em todo o território
Algarve continua em alerta devido a chuva intensa
Homem localizado pelas autoridades no Fundão
"O homem foi encontrado com vida, a pé, às 10:15, na Quinta do Nascer", explicou fonte do Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, citado pela Lusa.
A mesma fonte adiantou ainda que "o homem está a ser avaliado em relação ao estado de saúde" e que provavelmente será encaminhado para uma unidade hospitalar.
Setúbal com aviso laranja. Situação mais calma
Capitania do Funchal estende avisos meteorológicos até sábado
Espera-se que o vento sopre "fresco a muito fresco, por vezes forte (51 a 61 quilómetros por hora) até meio da tarde e a partir do meio da noite", enquanto a visibilidade será "boa a moderada".
Devido a estas condições meteorológicas, a capitania do Funchal recomenda a toda a comunidade nas zonas costeiras o reforço da amarração e vigilância das embarcações fundeadas e atracadas, evitar passeios em zonas expostas à rebentação e a prática de pesca lúdica.
Situação na região da Moita acalmou
Homem ficou preso dentro do carro em ribeira
"A viatura continua desaparecida, mas conseguem falar com a pessoa no seu interior, um homem", disse a fonte à Lusa.
Pelas 09h50, as autoridades continuavam as buscas para encontrar o carro e o seu ocupante.
2.212 ocorrências até às 7h00
Pouco antes das 9h00, os distritos Setúbal e Faro continuavam debaixo de aviso laranja de chuva, o segundo mais grave da escala, na sequência de uma noite, ainda assim, mais calma do que a anterior.
Beja ficará igualmente sob aviso laranja no sábado, devido à chuva, entre as 9h00 e as 15h00. Espera-se ainda "ondas de oeste/sudoeste com quatro a 4,5 metros até às 21h00" na Costa Vicentina. Há uma previsão semelhante para as costas do Algarve, da península de Setúbal e da grande Lisboa.
Escola Secundária Poeta Joaquim Serra reaberta mas sem aulas
Ainda no distrito de Setúbal, em concreto na Amora e no Seixal, 22 pessoas tiveram de ser deslocadas por causa do mau tempo, segundo apurou a RTP junto da Proteção Civil.
Circulação de comboios reposta
Na quinta-feira, igualmente na Linha da Beira Baixa, esteve suspensa a circulação no troço entre Abrantes e Alferrarede, distrito de Santarém, a partir das 12h00, "devido à queda de um posto de iluminação para a via". O serviço acabou por ser reposto durante a tarde.A Linha da Beira Baixa faz a ligação ferroviária entre as estações do Entroncamento e da Guarda.
Na Linha do Alentejo, que liga o Barreiro a Beja, a circulação esteve condicionada entre Poceirão e Pinhal Novo, após o abatimento de parte da via.
A Linha do Norte, que faz a ligação entre Lisboa e Porto, esteve sob constrangimentos entre o Entroncamento e Santarém, sem que a circulação em ambos os sentidos tenha ficado comprometida. Já a Linha do Oeste esteve cortada entre Louriçal e Amieira devido a um deslizamento de terras.
c/ Lusa
"Ainda não há certezas de como vai ser esta sexta-feira"
Pouco depois das 8h00, ainda havia estradas fechadas no concelho da Moita.
Depressão Cláudia ainda deve trazer muita chuva esta sexta-feira
Depressão Cláudia ainda paira sobre Portugal continental
Já no sábado o aviso laranja vai vigorar em Faro, Setúbal e Beja, entre as 9h00 e as 15h00, devido a "precipitação persistente e por vezes forte e acompanhada de trovoada".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda 15 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, o menos grave. A Madeira encontra-se igualmente sob aviso amarelo, neste caso devido à chuva e à agitação marítima.O temporal provocou na quinta-feira morte de um casal de idosos em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, um dos mais afetados pelo mau tempo.
Na última noite, a Autoridades Nacional de Emergência e Proteção Civil havia registado mais de duas mil ocorrências relacionadas com os efeitos do mau tempo - 2.106 até às 21h00.
A maioria das situações decorre de inundações e quedas de árvores. As regiões mais afetadas foram Lisboa e Vale do Tejo e o Centro.
A Proteção Civil alertava ontem para o caráter imprevisível da depressão Cláudia. O temporal deixou também três pessoasl desalojadas: duas em Abrantes e uma em Pombal.
No caso de Pombal, a vítima tem 72 anos e mora na Aldeia dos Redondos. O telhado colapsoue a própria casa está em risco de derrocada. O homem foi realojado em casa de um familiar.
De resto, o impacto da depressão Cláudia deixou centros de saúde sem luz, derrubou muros de campos de futebol, deitou abaixo árvores e estruturas nos distritos de Lisboa e Setubal.
O mau tempo provocou ainda problemas nas linhas de comboios.
Na Beira Baixa, entre a Covilhã e Tordosendo, um comboio sem passageiros descarrilou. Na mesma linha, no distrito de Santarém, a circulação ficou suspensa durante quatro horas, entre Abrantes e Alferrarede, devido à queda de um poste de iluminação.
A Linha do Oeste esteve cortada entre o Louriçal e a Amieira por causa de um deslizamento de terras e as linhas do Norte e do Alentejo estiveram condicionadas.